Porta-Curtas

Anuncio aqui, para quem não conhece, o Porta-Curtas,  “o maior portal de difusão, catalogação e exibição de curtas-metragens brasileiros na web.”

Quem costuma  ir aos festivais de curtas de São Paulo poderá se entusiasmar com a possibilidade de rever e também mostrar para os amigos os filmes que achou memoráveis. Quem não tem costume de ir ao cinema para ver curtas, com o portal pode se iniciar no rico universo dessa concisa expressão artística, cultuada em todos os cantos do mundo por um público pequeno mas sem dúvida fidelíssimo.

Entre os documentários, não posso deixar de destacar o clássico Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado, provavelmente o curta-metragem mais famoso da história do cinema brasileiro. Durante muito tempo Ilha das Flores funcionou quase como um material didático obrigatório para muitos professores do ensino público e privado. E isso não foi por acaso: Ilha das Flores tem uma riqueza de síntese, uma qualidade informativa e expressiva e, acima de tudo, uma capacidade didática, que vale bem como um verdadeiro curso sobre o sistema capitalista. O filme acabou se transformando, pela suas qualidades e também pelo seu grande alcance, num verdadeiro paradigma da arte de se fazer documentário no Brasil.

Outro documentário que destaco é o belíssimo Criaturas que nasciam em segredo, de Chico Teixeira (1995), uma abordagem sensível e divertida da vida dos anões na metrópole: como são vistos, como se sentem, como são. Uma obra imperdível.

Entre os curtas de ficção do portal, destaco o delicioso Dov´è Meneghetti? (1989), do grande cineasta Beto Brant, que aborda a figura lendária de Gino Amleto Meneghetti – o “gato de telhados” -, ladrão de origem italiana que se notabilizou na crônica policial dos anos 20 por sua agilidade e irreverência.

Para ver esses e muitos outros curtas, acesse:

http://www.portacurtas.com.br

Anúncios

Um comentário sobre “Porta-Curtas

  1. blogs oswald 31/08/2010 / 15:08

    Que legal…bom saber que temos um acesso tão rico, quer coisa melhor que asissitir em casa os grandes curtas brasileiros! valeu por este grande serviço. abraço.
    jacó

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s