“Sua língua”, site de Cláudio Moreno

Em minha opinião o melhor site para se aprender e também para se refletir sobre a norma culta e sobre algumas curiosidades da língua portuguesa. Portanto, para quem já cansou de me pedir essa indicação, mando aí o link:

http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/

O que eu mais gosto no trabalho de Cláudio Moreno é que ele não é apenas um reprodutor de regras, mas alguém que pensa sobre a língua, polemiza, tem opiniões próprias.

Para dar um exemplo: ele defende que a grafia de substantivos que se referem a idiomas deveriam todos ser iniciados com maiúscula – Espanhol, Russo, Japonês – , como modo de marcar a diferença em relação aos adjetivos gentílicos, os quais têm a função de indicar a proveniência de algo/alguém. Acho o argumento sustentável.

Chama-me a atenção o modo como Cláudio Moreno aborda o Novo Acordo Ortográfico, destacando tanto seus aspectos negativos como os positivos, e de um modo que põe em evidência para mim a sua maior virtude como professor e pensador da Gramática: sua capacidade de fazer-nos ver o quanto há de arbitrário e de impreciso nas descrições oficiais, de chamar a atenção para o fato de que a língua – mesmo a da Gramática – é muito mais instável do que em geral se pensa.

Quando me perguntam em sala de aula ou em roda de amigos sobre a hifenização dos substantivos compostos (antes ou depois do Acordo), sempre lembro da resposta de Cláudio Moreno a respeito:

A grande maioria dos compostos (…) é hifenizada por costume, apenas. Não há regra! Isso pode parecer assustador, mas na prática vai funcionando muito bem (principalmente porque ninguém tem segurança para cobrar o certo e o errado).

Essa honestidade em relação à imprecisão do sistema oficial é muito saudável – ela nos ajuda a desconstruir a imagem típica e pra mim abominável  do professor de Português como bedel da língua, o corretor diuturno da fala e da escrita, o guardião da integridade do idioma – essa imagem que concebe o professor como um juiz, não como um especulador, um pesquisador, alguém que indaga e que ensina a indagar, como deve ser, em minha opinião, todo professor.

Além de descrever as regras da Gramática (o que, para mim, é sua função sim), o professor de Português tem de deixar claro para seu meio (e não só para seus alunos) que a língua não é um templo hermético no qual poucos podem entrar – em outras palavras, que a língua não é um “problema dele”. Ela é uma ferramenta; não, ela é bem mais que isso: é constitutiva da natureza humana, uma de nossas marcas mais profundas.

A Gramática – isto é, uma das formas de uso da língua – deve ser descrita pelo professor e assimilada pelos alunos não como objeto monolítico, pronto e acabado, mas como um sistema em constate mutação.

E é isso o que dá a ler, às vezes explícita, às vezes implicitamente, o Professor Cláudio Moreno, com suas descrições  ricas e cuidadosas, as quais constantemente nos ensinam a indagar.

Anúncios

8 comentários sobre ““Sua língua”, site de Cláudio Moreno

  1. blogs oswald 21/10/2010 / 13:24

    valeu pela dica adriano, já adicionei aos favoritos. Sua ideia da gramática e a mesma que eu tenho da ciência, não são verdades absolutas, mas modelos que explicam temporariamente os fenômenos. abraço
    jacó

  2. volney henrique passos brandão 11/12/2010 / 12:17

    TODO PORTUGUES QUE APREENDI EM PEDRO LEOPOLDO NAS MÃOS DE PADRES CATOLICOS HOJE NÃO EXISTE MAIS.O FUNDADOR DO COLÉGIO ERA UM ANGLICANO INGLES DR DALTON AMIGO DE FRANCISCO CANDIDO XAVIER.QUANDO XICO XAVIER,QUE COMEÇOU A DESTRIBUIR SOPA AOS FAMINTOS QUE ESMOLAVAM NAS PORTAS DA IGREJA. A IGREJA CATOLICA SE REVOLTOU, POIS PARA A IGREJA CATOLICA A POBRESA ERA UMA CRIAÇÃO DE DEUS E NÃO DEVIA SER TOCADA POIS OS CÉUS ERAM DOS POBRES E MISERAVEIS QUE ACEITASSEM SUA SINA. GANHANDO ENTÃO O PARAISO METAFISICO DE SANTO AGOSTINHO POR SANTO MÉRITO SACRIFICIAL. A IGREJA ATRAVÉZ DO PADRE SINFRÔNIO TOMOU O COLÉGIO CONSTRUTIVISTA NATURALISTA DO INGLES,USANDO SUA FORÇA POLITICA E MORALISTA.FEZ DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO COLÉGIO ESTADUAL UM REDUTO DE UM PORTUGUÊS DE GRAMÁTICAS SEM VIDA E MASSACRANTES DECOREBAS REPETITIVAS DE JOVENS PADRES QUERENDO APARECER…OS NEGROS,INDIOS,ESPIRITAS,SOCIALISTAS;TIRAVAM ZERO NAQUELE PORTUGUES RIGIDO E SEM USO ALGUM DE MUTAÇÃO SOCIAL.VARIOS PADRES PROFESSORES DE TEOLOGIA FORAM DAR AULAS DE MATEMÁTICA,PORTUGUES E RELIGIÃO PARA COMBATER A HERESIA:´´ DO QUEM TEM FOME PRECISA É DE PÃO,COMPAIXÃO,INSTRUÇÃO´´,DO MULATO XICO XAVIER. DECORAVAMOS GRAMÁTICAS QUASE INTEIRAS COMO LEIS CELESTIAIS. A GRAMATICA SEGUNDO PADRE SINFRONIO FARIA DO BRASILA UMA POTENCIA NAZISTA DE DAR INVEJA A QUALQUER DITADURA CIENTIFICA SEGUNDO SUAS PALAVRAS DITAS EM ESTASE SANTO.. A POESIA ERA POLICIADA POR SER INSTRUMENTO OCULTO DE SATAM.GUIMARAES ROSA ERA UM HEREGE,QUE QUEBRAVA REGRAS SAGRADAS DO IMPERATIVO..,OS ESTILOS ERAM ENTRADAS DO DIABO PARA ROUBAR CONSCIÊNCIAS CATOLICAS..HOJE VEJO NOSSA LINGUA EVOLUINDO TODOS OS DIAS E, NINGUEM MAIS É CLASSIFICADO DE PERIGOSO IGNORANTE POR GOSTAR DE ESCREVER. A REVOLUÇÃO MILITAR QUE ODIAVA A CRIAÇÃO DE NOVAS PALAVRAS ACABOU.NINGUEM SEGURA NOSSA LINGUA..SE FALARMOS NO PORTUGUES ESCOLASTICO DOS PADRES DE ANTANHO MAL SEREMOS ENTENDIDOS HODIERNAMENTE,,NOSSAS REDAÇÕES VIGIADAS PELAS GRAMTICAS HOJE SERIAM VAZIAS,INUTEIS,MAL ESCRITAS, E, NÃO PASSARIAMOS EM NENHUM TESTE DE CONCURSO PÚBLICO.O QUE SERA QUE SABIAM DE PORTUGUÊS AQUELES RÍGIDOS,HONESTÍSSIMOS, ILUSTRADOS,CULTÍSSIMOS, CORRETÍSSIMOS DOUTOS POFESSORES????

  3. maria ines berloffa 04/07/2012 / 18:02

    Oi, colega!!!fiquei supresa em encontrá-lo por aqui. Estes dias pedi seu contato para o Orlando. Mande notícias. Abraços Inês

  4. Marcia Mancuso 13/03/2015 / 23:24

    Prof. qual o plural de Coca-Cola?
    Obrigada

    • blogs oswald 14/10/2015 / 13:21

      É nome próprio e estrangeiro. O plural, nesse caso, fica difícil. Vejo bastante o uso do plural “cocas”.

  5. Joao Borged Netoborged 10/06/2015 / 11:39

    Digam-me: e co-piloto com “o” fechado ou aberto? Os noticiarstas ditos globais adoram pronunciar a particula de forma fechada. Penso que seja aberta.

    • blogs oswald 14/10/2015 / 13:26

      A pronúncia de “coautor” e “corresponsável” é fechada. O mesmo vale para “copiloto”. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s