Leituras de férias: quais foram as suas?

Caros leitores, de volta à ativa depois das férias de janeiro, desejo a todos um bom 2011: que seja um ano pleno de leituras, aprendizagens e experiências estéticas significativas.

Dedico este post à continuidade da conversa sobre leitura nas férias – as minhas e as suas leituras –, com a intenção de gerar o mesmo espírito de debate e compartilhamento de impressões que surgiu com o texto do dia 09 de dezembro.

Como havia suspeitado àquela altura, depois de ler Bartleby, finquei meus pés no século XIX e aventurei-me pelo solo russo: li então, pela primeira vez, A morte de Ivan Ilicht, de Liev Tolstói.

Foi uma experiência inesquecível, sobre a qual comentarei em breve, aguardem.

Bem, este post só serviu para anunciar a retomada do Prefácio e abrir o diálogo a partir da pergunta:

Quais foram suas leituras de férias?

Registrem suas impressões, para que a conversa fique rica, e para que possamos gerar um outro “fórum” de leitores.

Um abraço e esperem pelo novo post.

A clássica "Leitura" de Almeida Júnior (1892), que faz parte do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo
12 comentários sobre “Leituras de férias: quais foram as suas?

  1. Mariana 01/02/2011 / 20:55

    Eu li “A morte de Ivan Ilitch” no primeiro ano da faculdade, mais apropriado dizer que “devorei”. Gostei muito, mas, como aconteceu outras vezes com a literatura russa, foi uma leitura carregada de um aperto no coração, não sei, um sentimento de solidão…

    Nessas férias li pouco: “O estrangeiro”, do Camus, “O processo”, do Kafka e, agora que mudei de vez para o alemão (não por opção), resolvi me debruçar no Rilke, acabei de começar “Cartas a um jovem poeta”.
    Retomo as atividades com um pouco de peso na consciência pelo tempo mal aproveitado, como todos sabemos, quase não dá tempo de expandir o repertório de romances na Letras. Mas… a esperança é a última que morre: tenho uma lista grande para 2011, passarei por aqui para pegar sugestões.

    Bom começo de ano letivo 🙂

    • blogs oswald 02/02/2011 / 19:02

      Leu pouco? Que nada! Li menos que você. Além do Tolstói, alguns contos russos apenas, incluindo o sensacional “Uma história enfadonha” do Tchekov. Demais esse conto.

      Beijão e valeu pela visita.

      Adriano.

  2. Igor 02/02/2011 / 3:22

    Também li A Morte […]; Luz em Agosto, W. Faulkner; Por Quem os Sinos Dobram, E. Hemingway; A Música Desperta o Tempo, D. Barenboim; A Valsa dos Adeuses, M. Kundera. Agora, no finzinho, espero terminar O Normal e o Patológico, do Georges Canguilhem e mais algum romance.

    Depois voltam as aulas e o tempo desaparece.

  3. blogs oswald 02/02/2011 / 19:01

    Puxa, mais um leitor de Tolstói, que legal! O Faulkner eu li muito mal, só conheço “O santuário”. Valeu pela visita, meu caro, e um abraço!

    Adriano.

  4. André 03/02/2011 / 14:23

    Leitura de férias para relaxar a mente: O Perseguido, do Garcia Rosa, um dos mais importantes teóricos da psicanálise no Brasil, que depois de se aposentar da vida de professor universitário começou a escrever ótimos romances policiais, tendo como cenário o Rio de Janeiro. Tropicalizaram o Sherlock!

    • blogs oswald 04/02/2011 / 21:46

      Eu li o “Silêncio da chuva”, há uns bons anos já, e adorei! Não sou fã do gênero policial, mas o livro de Garcia-Rosa me impressionou muito. O cara manda muito bem!

      Abraço.

      Adriano.

  5. Matheus 03/02/2011 / 14:36

    Eu ainda to lendo o Visions of Cody, mas li bastante coisa do Roberto Piva, o Reality Sandwiches do Ginsberg, Um pouco de Walt Whitman, o Marriage of Heaven and Hell do Blake e também to terminando o Shiva e Dioniso do Alain Daniélou…
    Espero que ainda de tempo de mais alguma coisa porque quando voltam as aulas o tempo some mesmo….

    • blogs oswald 04/02/2011 / 21:47

      O que você leu do Piva? Queria ler ser um leitor mais dedicado à obra dele, porque é um dos poetas contemporâneos que mais admiro. Matheus é o Massabki. Pelas leituras, chuto que sim.

      Abraço, querido.

      Valeu pela visita.

      Adriano.

      • Matheus 04/02/2011 / 23:50

        É o Massabki sim…
        Então eu dei uma lida geral nos 3 volumes das obras reunidas dele. O que li com mais atenção e de forma mais completa foi o Paranóia, o Quizumba também li bastante e é muito bom, outro que gostei dele é O século XXI me dará razão.
        Todos são muito bons e tão bem reunidos nessas 3 edições da globo.
        Se você quiser tenho uma gravação dele fazendo a leitura de alguns poemas posso colocar num site tipo o rapidshare pra você baixar…

        Abraço,

        Matheus.

  6. blogs oswald 05/02/2011 / 0:38

    Cara, eu quero mesmo é comprar esses livros e lê-los todos. O Piva é um grande cara. Li trechos do “Paranoia” e gostei mto. Como tenho visto agora seu irmão com frequência, fiquei pensando muito em você. Deu saudade! Essas visitinhas suas me animam. Abraço.
    Adriano.

  7. Rafael 16/02/2011 / 18:33

    Nas férias li um livro que me prendeu na cadeira! “A menina que nao sabia ler” de John Harding, é um daqueles livros fantásticos, onde a dúvida paira na cabeça durante a trama toda, no maior estilo Allan Poe. Para quem gosta do gênero, está mais que recomendado!

  8. blogs oswald 17/02/2011 / 18:10

    Aê, Rafa! Obrigado pela dica. A propósito, John (alguma coisa) Harding não é o título de um álbum do Bob Dylan?
    Abração e valeu pela visita.
    Adriano.

Deixe um comentário

