“F for Fake” (1974), de Orson Welles

Uma das obras mais impactantes do gênio estadunidense – o diretor, roteirista, ator e narrador Orson Welles -, “F for Fake” (no Brasil, “Verdades e mentiras”) é um documentário de montagem extraordinariamente ousada, bem ao estilo de Welles, que indico aqui no Prefácio como forma de dar continuidade ao debate iniciado no post anterior, sobre a validação da obra de arte, trazendo agora outras questões – que julgo igualmente importantes e certamente polêmicas -, tais como: por que uma obra original de Monet vale mais do que uma cópia perfeita ou pelo menos idêntica de seu trabalho? A obra “falsa” não apresentaria igualmente, ou pelo menos não estaria perto de apresentar, um talento à altura de Monet? Por que então insistir-se no mito da autenticidade?

Em nossos dias, em que chegamos ao máximo da reprodutibilidade técnica de que falou Walter Benjamin, qual o sentido de se pensar no valor da unicidade de um objeto de arte?

A discussão de Welles, proposta nos anos 70, torna-se, no contexto contemporâneo, com os compartilhamentos de arquivos e as reproduções infinitas próprios da propagação da internet, ainda mais urgente.

Essa valorização da “obra única”, “autêntica” parece ter pouco a ver com gosto estético, com a valorização da singularidade do artista. Parece atender mais a um fetiche de consumo e a um vergonhoso capricho elitista.

Síntese do que penso do assunto: se a cópia é quase idêntica, quase indiscernível, por que buscar diferenciá-la da original? Se as duas são diferentes, a ambiguidade não existe, certo? Então devem ser julgadas como obras distintas. Ponto.

Mas quem vai levar essa discussão ao seu auge mesmo é esse “F for Fake”, do gênio Welles, que revi agora no Youtube e do qual reproduzo aqui a primeira parte:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s