“O crime do padre Amaro”, o filme mexicano com Gael Bernal

A obra canônica de Eça de Queirós, para quem não sabe, foi adaptada em 2002 pelo cinema mexicano:  “O crime do padre Amaro”, dirigido por Carlos Carrera e estrelado por ninguém menos que o galã Gael Garcia Bernal.

Além de manter o teor crítico e contundente dessa que é, para mim, a melhor obra de Eça, o filme tem a importantíssima missão de “testar” a atualidade e a universalidade do tema, pois o enredo se passa, não n0 Portugal do século XIX, mas no México do século XX. Sim, o filme prova: o tema de Eça está fresquíssimo, e é ainda digno de atenção.

Os elementos próprios do contexto atual e mexicano (os que não estão na obra portuguesa, como a questão do tráfico de drogas) aparecem de modo pertinente e – isso vale principalmente para quem já leu a obra de Eça – causam agradável surpresa.

Aquela velha história: não se julga um filme pelo livro, no caso de adaptações. Ou seja, não é pela fidelidade ou traição à obra de Eça que o filme de Carrera deve ser apreciado, mas como obra autônoma. Sim, esse princípio é básico. Mas também é um princípio básico que a nova obra forma com sua antecessora uma relação, um diálogo – para usar o termo certo: uma intertextualidade. O que se tem então é uma reação ambígua com a nova obra, porque ela é velha e nova ao mesmo tempo. E essa ambiguidade é o que tanto me instiga nas adaptações.

Vi o filme no cinema quando saiu no Brasil. Acredito que é um acontecimento na tradição da literatura de língua portuguesa ter um ator em tanta evidência como Bernal encarnando a figura do padre Amaro (o padre Amaro do Eça ou o de Carrera? As duas coisas, certamente).

O filme vale muito para quem já leu o livro de Eça, mas vale muito também para quem só quer assistir a um bom filme.

Reproduzo aqui o trailler:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s